terça-feira, 4 de março de 2014

INOVAÇÃO, o desafio da AOKI para os próximos anos,

A AOKI Sistemas inicia uma nova escrita em sua trajetória, e busca a inovação como seu grande diferencial competitivo, não uma grande inovação pontual, mas tornar a inovação como uma constante e gradual.

Inovar na experiência que os usuários terão com o seu produto E2Corp, inovar na forma de implantar o ERP nos clientes, enfim, inovar na forma de fazer negócios, para que isso seja possível também teremos que inovar na forma de prover inovação.

Entendemos que a inovação num produto está exatamente na forma como o cliente compra e utiliza o mesmo, ou seja, na experiência que o usuário tem e percebe ao utilizar o produto, pois quanto  mais prazer o produto proporcionar, melhor será a sua experiência para com ele, e consequentemente melhor será a sua aceitação e integração do mesmo no dia a dia de trabalho do usuário.

Nada de tecnologias sofisticadas, coisas mirabolantes, mas diria, muito mais difícil do que isso, é recriar o simples, ou seja, voltar a essência do que um produto precisa para atender às necessidades de um usuário e/ou de uma empresa, simplesmente falando, o produto precisa se integrar a rotina da empresa de uma forma “perfeita”, e proporcionar uma experiência que induza os usuários/empresa a crescer e prosperar.

O mundo da tecnologia prega muitas “nomenclaturas” ou   “modas”, e invariavelmente com alto grau de sofisticação, e caras, se tornando pouco acessíveis para muitos. Primeiro porque muitos não conseguem entender os reais benefícios da nova tecnologia, segundo porque não custa barato, e por último e o mais importante, é que as necessidades na maioria dos casos é muito mais básica.

No universo das Pequenas e Médias Empresas (PME), existe um fator “cultural” muito forte, que na maioria dos casos é o principal fator de insucesso de uma implantação de ERP na organização. Pensando bem “simples”, o que a “cultura” numa empresa, que não seja pessoas, ou seja, se as pessoas resistirem a um produto novo, as chances de insucesso são extremamente elevadas, e ai, não adianta metodologias fantásticas, ou softwares hiper sofisticados.

Alguns são mais radicais e optam por trocar as pessoas para que isso aconteça, isso é um erro muito grande, pois se implanta muito mais fácil, mas a experiência da operação foi junto com os colaboradores dispensados, ou seja, ganha se de um lado, e perder muito mais de outro. Façamos a conta, quanto custo esta experiência para a empresa ?


 O que a AOKI pretende não é eliminar estas “experiências”, e sim se integrar a elas, como parte fundamental do processo, e gradativamente provocar pequenas e contínuas mudanças. E quanto mais a solução fizer parte deste mundo, ou desta cultura, mais fácil será a implementação de melhorias, e este conjunto de melhorias, no tempo representarão mudanças significativas para o crescimento e a sustentabilidade do negócio do cliente.

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