sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SPED: O risco começa depois da entrega...

Muitas empresas ainda tem como grande desafio entregar o SPED na data alvo totalmente validada, para não incorrer na multa de 5 mil reais.

Ao passo que a maior preocupação deveria ser depois da entrega, porque diferentemente de um documento impresso, lembremos que estamos entregando um arquivo eletrônico com informações detalhadas de cada movimento, o que significa, que tais dados podem ser processados, analisados, e cruzados com outros dados.

Diria que um dos maiores riscos ocorre na medida em que a receita começa a cruzar as informações, com cruzamentos do tipo:
- Sped deste ano com o do ano passaso
- Informações do Sped Fiscal x Sped Contribuições
- Entradas de Notas x Saidas lançadas em Speds de Fornecedores
- Ou Saidas de Notas x Entradas lançadas por Fornecedores
- Notas Fiscais declaradas no SPED x Documentos XML armazenados

Estes tipos de análises hoje nao é feito pelo validador da receita, nas na análise interna a Receita já vem fazendo estes cruzamento gerando visitas focadas de fiscais em empresas, onde em quase 100% acabam gerando multas.

Observem que a garantia neste nível de integridade começa a fugir do escopo de atuação do ERP, e por isso, a forma de garantir ou pelo menos de reduzir tais riscos é a implantação de processos fiscais mais rígidos dentro da empresa, concomitantemente com a criação de competências internas capazes de operar, definir, analisar e auditar informações fiscais que movimentam o dia a dia da empresa.

O fato é que o "faz de Conta que nada mudou" não vale mais, o cenário mudou, e o empresário precisa se preparar para esta nova realidade, pois empresas que não se atentarem a estes quesitos estarão expostos a riscos muito elavados, riscos estes que podem inviabilizar o negócio, ou no mínimo tirar a empresa da competição.

Na implementação de processos mais amarrados, o uso do ERP é sempre a melhor opção, se o mesmo der abertura para implementar processos específicos, caso contrário sobrará a opção de implementar um software paralelo de workflow/BPM.

ERPs que permitem implementar processos específicos são somente aqueles que foram construidos em cima de uma plataforma flexível, e que permite facilmente customizar operações, assim como, de desenvolver novas funcionalidades dentro do mesmo ambiente.

Nesta categoria, olhando para empresas PME, o E2CORP é um ERP altamente credenciado para atender processos específicos, pois o mesmo, foi desenvolvido em cima da plataforma "E2" que se vale pela sua extrema flexibilidade de "Customizar" funcionalidades existentes, e "Construir" novas funcionalidades (Modify and Build).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.